terça-feira, 11 de agosto de 2015

Alto Astral Faz a Diferença

Projeto Conviver reúne a terceira idade

A congregação católica Paulinas incrementou, neste segundo semestre, o Projeto Conviver que, destinado à terceira idade, realiza eventos diversificados e gratuitos em suas lojas. Uma das programações mais completas acontece na livraria da Vila Mariana (Rua Domingos de Morais, 678), em São Paulo, onde, nos dias úteis, há palestras, oficinas de trabalhos manuais, espirituais e ludoterapia, entre outras atividades.

Na semana passada, fui à palestra proferida pela baiana Ceiça Schettini, residente em Alphaville (Barueri, na Grande São Paulo). Formada em administração de empresas (PUC/Salvador - BA), ela é autora de "Energia e Bom Humor" e é blogueira de "mariaeletrica".

Ceiça Schettini

Ceiça falou sobre alto astral. Disse que a felicidade é uma escolha. Se a pessoa escolher ser feliz, sua postura muda, ela buscará realizar suas aspirações.  A alegria é contagiante, portanto, nada melhor do que distribuir sorrisos ao invés de se lamuriar. Reclamações afastam as pessoas. Não dá para mudar o próprio corpo, mas podemos mudar a forma como o enxergamos. É preciso ser tolerante consigo e com os outros, ser também resiliente, ou seja, resistir à pressão de situações adversas. O olhar positivo para o mundo é uma defesa contra a depressão.


Ceiça também disse que não há razão para se queixar de solidão. Atualmente, temos um "sem número" de maneiras para a comunicação em tempo real. Mas nunca podemos nos esquecer: o contato pessoal é essencial. Abrace. O abraço não tem preço e transmite muita energia positiva. Então, distribua abraços, criando uma corrente de esperança.

Tempo Disponível



Diante dessa injeção de ânimo, uma questão me surpreendeu. Dizendo não gostar de "rotular coisas e pessoas", Ceiça questionou: "A terceira idade existe? O que é a terceira idade?" Questionamentos como esses acentuam a percepção negativa da velhice, como se nessa etapa da vida as pessoas deixassem de ter direitos, tivessem de se acomodar. 

A terceira idade existe, sim. Segundo a ONU, é a fase da vida que se inicia aos 60 anos ou aos 65 anos, respectivamente, nos países em desenvolvimento e nos desenvolvidos.  Nessa etapa, ocorrem mudanças físicas no organismo do indivíduo, que modificam seus comportamentos e sentimentos, suas percepções, ações e reações. Para a geriatria, sob o ponto de vista biológico, aos 77 anos, a terceira idade termina dando início a quarta idade (78 a 105 anos).

Como todas as fases da vida, a terceira idade tem vários aspectos positivos e o idoso deve aproveitar da melhor forma possível os benefícios dessa etapa. Deve usar seu tempo - agora mais disponível - para atividades prazerosas, seja ler, assistir a um filme, estudar música, inglês ou filosofia, ir à hidro ou a aula de alongamento, cultivar um vaso ou uma horta, curtir o Facebook... Enfim, são várias as opções! Inclusive, as disponíveis nas livrarias Paulinas  (http://www.paulinas.org.br/portal/ no final da página, no menu em vermelho, click em "livrarias paulinas"). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário