segunda-feira, 24 de agosto de 2015

É Moderno Envelhecer


Ono Sensei (90 anos) mestre de defesa pessoal

Assisti, ontem, ao filme (bluray) "Envelhecência", no CCBB, em São Paulo. Recomendo! O documentário, dirigido por Gabriel Martinez e lançado neste ano, sugere uma nova maneira de entender e vivenciar a terceira idade.

Conta as histórias de vida de seis pessoas: Judith Caggiano - fez a primeira de suas dezenas de tatuagens aos 72 anos -, Edmea Correa - surfou pela primeira vez aos 58 -, Oswaldo Silveira - prepara-se para a sua 12ª maratona aos 84 -, Luiz Schirmer - paraquedista aos 76 -, Edson Gambuggi - formou-se em medicina aos 82 - e Ono Sensei - mestre de aikido aos 90.

Oswaldo: maratonista aos 84 anos

Apresenta depoimentos de três "experts" no assunto. Logo no início, o médico Alexandre kalache cita que a maior transformação do século XXI é se preparar para a longevidade. Também opinam a antropóloga Mirian Goldenberg e o filósofo e professor universitário Mário Sergio Cortella.  
 Making of: surfista Edmea

Ao som da música "Envelhecer", de Arnaldo Antunes, fica a mensagem: "A coisa mais moderna que existe nessa vida é envelhecer".

O filme foi realizado através do Programa de Ação Cultural da Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo, com o patrocínio de Plenitud®, marca da empresa Kimberly-Clark.

No próximo fim de semana serão as duas últimas exibições, no CCBB. E esse programa pode ser incrementado, pois no mesmo prédio acontece exposição das obras de Kandinsky, precursor do abstracionismo. A entrada é franca.

"No Branco", 1920, óleo sobre tela, Kandinsky

Serviço:
Sábado (29) e domingo (30), às 13 horas.
CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil) - Rua Álvares Penteado, 112, centro - São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário