sexta-feira, 17 de julho de 2015

Arte e Entretenimento

                                 MASP

Da programação gratuita em São Paulo, as visitas aos museus são uma boa dica para nós, da terceira idade, pois a maioria sempre tem novas exposições temporárias e dispõe de acessibilidade tranquila.

Fui ao MASP (Museu de Arte de São Paulo) porque uma amiga psicóloga sugeriu, no Facebook, a exposição "Histórias da Loucura: Desenhos do Juquery", que inaugura um novo espaço no primeiro subsolo do museu. Fiquei surpresa com a quantidade de gente presente em pleno dia útil, provavelmente, devido às férias escolares e ao dia ensolarado, apesar de ser inverno.  

"Histórias da Loucura" tem cerca de cem desenhos, feitos entre 1950/70, pelos internos do extinto hospital de Franco da Rocha, sob a coordenação do psiquiatra Osório César, que doou esses trabalhos ao MASP em 1974. Curiosamente, ele foi marido da famosa pintora brasileira Tarsila do Amaral, no início da década de 1930.

Os trabalhos estão em duas salas e quase a metade é de Albino Braz, para ele foi reservada uma delas. O aviso fixado na entrada me chamou a atenção: "O conteúdo de algumas imagens pode ser impróprio para menores". Constatei que o tema de vários desenhos é o sexo. Aliás, considerando todos os trabalhos, é fácil de entender o plural no nome da exposição (Histórias). Os desenhos têm diversos estilos e enfoques, com destaque para religião e figuras geométricas - além do sexo.

"A Virgem Amamentando", Giampietrino

No segundo subsolo, visitei a exposição "Arte da Itália: de Rafael a Ticiano", com parte do acervo do MASP. Destaco a tela "A Virgem Amamentando", de Giampietrino (1500/20). Tinha visto em livros. Realmente, o artista soube imprimir bem-estar afetivo à imagem de "Madonna Lactans" (em latim). Visualizar Nossa Senhora em seu sublime papel de mãe desperta a certeza de que a amamentação é absolutamente necessária para fortalecer o vínculo entre mãe e filho e transmitir amor, bem-estar, paz e segurança. 

"Histórias da Loucura: Desenhos do Juquery": até 11 de novembro.
"Arte da Itália: de Rafael a Ticiano": até 20 de setembro.
MASP: Avenida Paulista, 1578, São Paulo
Terça a domingo: 10h às 18h - Quinta-feira: 10h às 20h
Gratuito: terças-feiras, o dia todo, quintas-feiras, a partir das 17h.
Ingressos: R$ 25,00. Estudante, professor e maior de 60 anos: R$12,00.

Nenhum comentário:

Postar um comentário