sexta-feira, 24 de julho de 2015

Exposição: Padroeiras da América Latina

Santuário e passarela

Estive em Aparecida (SP), na quarta-feira passada (22/07). No imenso Santuário da Padroeira do Brasil, encontrei muitos cabelos grisalhos e brancos, em pleno dia útil, às duas horas da tarde. Certíssimo! Diariamente, o local recebe milhares de fieis, sendo que a grande maioria das visitas ocorre nos fins de semanas. A terceira idade pode ter o privilégio de visitar a Basílica, com mais conforto e segurança, de segunda a sexta-feira. 
Aparecida tem um significado especial para mim, pois nasci na cidade vizinha, em Guaratinguetá. Moro em São Paulo há 44 anos, mas segui a construção do Santuário que se iniciou quando eu ainda era criança (1955). Eu me lembro que eu estava mudando para a capital, para estudar, quando foi inaugurada a passarela que liga a antiga igreja com a nova.  Hoje, o Santuário tem quase 143 mil m2 de construção.
  

Antiga basílica

EXPOSIÇÃO
Nesta semana, no subsolo da Basílica, visitei a exposição "Padroeiras da América Latina", com 24 quadros (óleo sobre tela) do artista plástico José Roberto Leite, mais conhecido por Beto Leite. Lindas! Ele reproduziu as iconografias mais usadas em cada um dos países, pois cada povo tem uma interpretação para a mesma Mãe Maria. No lado de cada quadro, tem um texto informativo sobre a origem das padroeiras. A mostra é uma realização do Santuário de Nossa Senhora Aparecida em parceria com a Academia Marial. 


Conversei com Beto Leite. Ele contou que as telas (50 x 70) foram encomendadas pela administração da Basílica, sendo que a primeira exposição aconteceu em abril de 1998. Dois anos depois, a Editora Santuário publicou o livro "Maria - Padroeira da América Latina e suas Invocações", com as imagens e os textos. O artista plástico reside em Aparecida e pintou outros quadros para essa igreja. Contatos: bettoleite@yahoo.com.br. Fotos: reprodução.

PADROEIRAS DA AMÉRICA LATINA
Argentina: Nossa Senhora de Luján
Bolívia: Nossa Senhora de Copacabana
Brasil: Nossa Senhora de Aparecida
Chile: Nossa Senhora do Carmo
Colômbia: Nossa Senhora de Chiquinquirá
Costa Rica: Nossa Senhora dos Anjos
Cuba: Nossa Senhora da Caridade
Dominica: Nossa Senhora da Salete
El Salvador: Nossa Senhora da Paz
Equador: Nossa Senhora da Apresentação de El Quinche
Guatemala: Nossa Senhora do Rosário
Guiana e Suriname: Nossa Senhora de Fátima
Haiti: Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
Honduras: Nossa Senhora de Suyapa
México: Nossa Senhora de Guadalupe
Nicarágua: Nossa Senhora la Puríssima
Panamá: Nossa Senhora da Assunção
Paraguai: Nossa Senhora de Caacupê
Peru: Nossa Senhora das Mercês
Porto Rico: Nossa Senhora da Divina Providencia
República Dominicana: Nossa Senhora de Altagrácia
Trinidad y Tobago: Nossa Senhora de Sipária
Uruguai: Nossa Senhora dos Trinta e Três
Venezuela: Nossa Senhora de Coromoto


2 comentários:

  1. Prezada Dora Godoy, parabens pelo blog, com uma abrangência importante e muito interessante. Grata surpresa saber que a senhora é guaratinguetaense. Guaratinguetá é um celeiro abençoado que gerou vários filhos notáveis para o Brasil. A senhora tem conterrâneos ilustres, um presidente da república, médicos, artistas, escritores e poetas famosos e, como não bastasse, um santo, Frei Galvão. Mais uma vez parabéns pela matéria, particularmente agradeço pelo crédito e divulgação, acrescentando uma pequena correção, são 25 telas no total.
    Respeitosamente, Beto Leite.

    ResponderExcluir
  2. Sr. Beto Leite, na exposição, contamos 24 telas e fotografamos todas. Obrigada. Dora.

    ResponderExcluir