terça-feira, 14 de julho de 2015

Perspectivas de Cura


O lançamento do livro "Histórias da Aids" (Editora Autêntica) me faz lembrar quando a desinformação gerou preconceitos, causando imenso sofrimento de soropositivos e de seus familiares, amigos e conhecidos. Era meados da década de 1980 e início da seguinte. 

Enquanto a mídia se preocupou em esclarecer a população, a medicina investiu na pesquisa científica. Assim, descobriu o "coquetel de comprimidos" que baniu a sentença de morte para os indivíduos com HIV.  Mas sabemos que ainda ocorrem mortes, devido ao diagnóstico tardio.

Paulatinamente, os preconceitos minimizaram e, hoje, são boas as perspectivas no caminho que levará a cura. Nesse cenário, o alerta é para a população com mais de 60 anos. Na última década, essa faixa etária responde por maior ocorrência de casos de Aids (32%, entre 2013/14), só perdendo para o aumento (53%) entre jovens de 15 a 19 anos.

O livro, assinado pelo médico Artur Timerman e a jornalista Naiara Magalhães, conta a evolução científica registrada e apresenta o depoimento de cinco pessoas com HIV, que vivem a realidade do pós-coquetel, levando a vida praticamente normal. Uma das entrevistadas é a pianista Olivethi Oliva Cahli, 67 anos.

Lançamento:
Livraria da Vila (Alameda Lorena, 1731)

21 de julho, às 19 horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário